O Dutch Oven, também conhecido como Forno Holandês é um forno primitivo muito utilizado na europa na idade média nas fogueiras e lareiras e que hoje vem caindo na graça dos padeiros domésticos.

Já tentou assar um pão em casa e teve dificuldade de conseguir uma casca crocante e um visual profissional ao seu pão? Não fique triste, a grande maioria das pessoas que tentam começar na panificação doméstica passam por este mesmo problema.

O fato é que o Dutch Oven, que nada mais é do que uma panela de ferro fundido cria as condições semelhantes a de um forno profissional. Isso é, a superfície de ferro mantém a temperatura de maneira estável e a tampa pesada impede o vapor interno de escapar, este efeito contribui para um pão melhor, com casca crocante e assado da maneira correta.

Vapor no início do processo de assar um pão é fundamental, a levedura é ativada assim que o pão entra no forno e se este ambiente estiver sem vapor a parte externa secará e isso vai impedir o pão de se desenvolver da maneira ideal. A retenção do vapor na Dutch Oven mantem a superfície externa do pão elástica durante o processo inicial e isso garante aquele pão aberto expondo a assinatura do padeiro.

Trocando em miúdos a panela de ferro de uma maneira geral reproduz a dinâmica do forno de lastro das padarias, uma solução simples e barata para que você consiga fazer seus pães no conforto da sua casa.