Com os holofotes apontando para a Rússia em véspera de copa do mundo vou trazer para vocês algumas curiosidades gastronômicas desse povo. Uma iguaria extremamente apreciada é a chama de Smetana ou сметана.
A Smetana é tradicional nos países eslavos como a Rússia, Bielorrúsia, Ucrânia, República Tcheca, Croácia entre outros, basicamente consiste em um creme feito de creme de leite azedo, lembrando bastante o sour cream.
A palavra sъmętana no idioma eslavo eclesiástico vem do sъmětati que significa “varrer, tirando parte de cima”.
Este termo é utilizado porque quando os antigos preparavam assim que o leite azedava o soro se concentrava na parte de baixo do pote e em cima ficava uma camada de creme.
A Smetana é utilizada tanto em pratos doces quanto nos salgados, nos mais diversos preparos, refogados, saladas, massas e até mesmo para cosmética nos cabelos ou pele.

Ficou curioso e quer fazer sua própria Smetana em casa? Então vamos la, para preparar a Smetana você pode optar por duas receitas:

Primeira Receita – Você vai precisar de apenas um ingrediente, o creme de leite fresco, o mais fresco possível para que ainda tenha “vida” ou seja, as bactérias necessárias para a fermentação.
Neste caso você coloca o creme de leite em um recipiente e tampa com um pano de prato bem limpo, deixe durante 2 dias fora da geladeira até que ganhe uma consistência mais firme e está pronto!
Pode ocorrer de surgir o soro por baixo no recipiente, verifique se o sabor não está muito amargo pois pode ter ocorrido algo errado com as bactérias presentes no leite.

Segunda Receita – Essa é a forma mais utilizada pelos eslavos que moram no Brasil, basta adicionar uma lata de creme de leite a duas medidas de iogurte natural deixando fermentar na geladeira durante 24h também sem abafar. Assim é mais fácil porque o iogurte contém os probióticos e as leveduras necessárias para acelerar o processo.

Boa sorte em suas tentativas e use a criatividade para aproveitar este ingrediente inusitado!

Bom apetite!