O CIRCUITO
O Circuito Gastronômico da Pampulha chega à sua nona edição com uma saborosa e extensa programação. O projeto terá sua abrangência e as atividades ampliadas. Serão sete ações de fomento à gastronomia e cultura do Estado.

A região da Pampulha possui um amplo complexo de restaurantes, sendo referência para moradores e turistas na excelência na gastronomia. Para o Circuito, cada chef dos 16 restaurantes convidados irá elaborar um prato inédito, associando a sua conceituação ao tema do Cerrado Mineiro. O público poderá degustar, com preços acessíveis, pratos primorosos.

Desde 2010, o Circuito Gastronômico da Pampulha se apresenta com a proposta de divulgar os atrativos gastronômicos e culturais da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Além de contemplar as belezas naturais e arquitetônicas, o público usufrui de sabores únicos criados pelos restaurantes participantes do Circuito. A cada ano, um novo tema é proposto para que originais formatos e aromas sejam a fonte de inspiração para seus criadores e para o paladar do público. O Circuito também apoia o projeto “Somos Pampulha” com o intuito de promover ações de revitalização e preservação da Lagoa da Pampulha e incentivo à participação da população nos projetos socioambientais da região.

RESTAURANTES CONVIDADOS
A região da Pampulha possui um amplo complexo de restaurantes, sendo referência para moradores e turistas na excelência na gastronomia. Para o Circuito, cada chef dos 16 restaurantes convidados irá elaborar um prato inédito, associando a sua conceituação ao tema do Cerrado Mineiro. O público poderá degustar, com preços acessíveis, pratos primorosos.

TEMA DESTA EDIÇÃO: GRANDE SERTÃO VEREDAS
Esse fundamental romance para a literatura brasileira, do mineiro Guimarães Rosa, abarcou e registrou de maneira ímpar o espaço natural e cultural sertanejo do estado de Minas Gerais. O interesse do autor começou em 1952, quando decidiu reunir um grupo de vaqueiros para realizar um percurso em 10 dias pelo sertão mineiro.

Às margens do Rio São Francisco e de seus afluentes, território de personagens, lendas, saberes populares, manifestações culturais, religiosidade e veredas, o autor fez anotações sobre lugares e pessoas e, dessa realidade, criou uma das obras consideradas mais significativas na literatura brasileira.

O território percorrido por Rosa se tornou um Parque Nacional, com o nome Grande Sertão Veredas, em sua homenagem. O parque possui uma área total de 230.671 hectares e abrange os municípios de Chapada Gaúcha, Formoso e Arinos no estado de Minas Gerais e Côcos, na Bahia.

Essa nova temática será enriquecedora, tanto para a cidade de Belo Horizonte, que prestará homenagem a esse grande escritor mineiro que foi Guimarães Rosa, e ao projeto, que abrangerá um número maior de municípios participantes e permitirá um registro inédito do sertão mineiro.

EXPEDIÇÃO E EXPOSIÇÃO

O Circuito da Pampulha sempre elege uma temática para nortear todas as ações.

Em 2018, o tema é “Grande Sertão Veredas”, escolhido pela curadoria, que envolve democraticamente os chefs dos restaurantes participantes.

Como ação inédita, foi realizada uma expedição de três dias, de 02 a 04 de julho, com um trajeto de cerca de 600 km, abrangendo cidades do percurso feito por Guimarães Rosa, tendo como objetivo a pesquisa sobre os ingredientes do Cerrado na gastronomia.

OFICINAS
Esse projeto tem a sua linha curatorial desenvolvida pelo chef Edson Puiati, pesquisador e professor na área da gastronomia, com grande dedicação à valorização da culinária de Minas, utilização e divulgação dos ingredientes mineiros e estímulo ao produtor local.

Por isso, a segunda ação deste projeto é a realização de um workshop, de 8 horas-aula, direcionado aos cozinheiros, chefs e pessoas que fazem da sua trajetória a cozinha. Serão quatro workshops, realizados em Belo Horizonte, Lagoa Santa, Vespasiano e Confins.

Com a temática da gastronomia mineira como patrimônio imaterialdo estado, o curso abordará a importância dos modos de fazer e viverrelacionados à gastronomia, contará um pouco da história da comidamineira, incentivará a utilização dos temperos, hortaliças e produtoslocais, buscando despertar e promover a conscientização da importânciada nossa culinária.

A inclusão do Vetor Norte neste projeto visa aproximara região da Pampulha a cidades do seu entorno, no intuito de integrar asações em promoção da área da cultura e gastronomia.

COZINHAS SHOW
A 9ª edição do Circuito Gastronômico Pampulha traz como continuidade as Cozinhas-Show que serão realizadas nos marcos que compõem o conjunto da Pampulha. Essa intervenção, associando a gastronomia ao cenário único da Pampulha, acontecerá aos domingos do Circuito, com inscrições gratuitas uma hora antes de cada uma das cinco cozinhas-show. Serão 40 vagas com direito à degustação e todo o público presente poderá assistir à elaboração do prato e dicas do chef convidado.

Fonte: Circuito Gastronômico da Pampulha (http://www.circuitogastropampulha.com.br/) [Imagem Divulgação]