O nível de água que você utiliza para cozinhar seu arroz pode expor você a problemas graves de saúde, isso é o que afirma o professor de Ciências Biológicas na Universidade Queens de Belfast, Andy Meharg.

Os cientistas descobriram que ao utilizar uma porção de arroz para duas de água e cozinhar da maneira tradicional, ou seja, aguardar a água evaporar e em seguida interromper o cozimento pode deixar resíduos de arsénico no arroz.

O arsénico já foi apontado como causador de diversos problemas de saúde como cancer, diabetes e problemas cardíacos, entre outros problemas. Este produto tóxico está presente em fertilizantes e até mesmo na água da chuva que costuma ser usada no cultivo do arroz.

Meharg apresentou recentemente, no programa Trust me, I’m a Doctor, exibido pela BBC Two, três formas de cozinhar arroz, e para o espanto de todos a forma tradicional é a mais prejudicial na qual utilizamos uma medida de arroz para duas de água.

Na segunda receita, de acordo com o estudo a mais saudável pois retira quase todo o arsénico do arroz, ele usou uma porção de arroz para cinco de água e escorreu o excesso da água, sim isso com certeza vai afetar o tempero de seu arroz mas nada impede de retemperar e acertar o sal no final.

A última receita é a mais curiosa, utilizando a proporção de uma parte de arroz para cinco de água os cientistas deixaram o arroz repousar na água durante a noite. Isso fez com que perdesse 80% dos níveis de arsénico.

Será que está na hora de rever sua receita de arroz?